ANALYSIS OF AAHARASAKTHI AS ONE AMONG DASAVIDHA PAREEKSHA

http://www.iamj.in/posts/images/upload/2226_2230.pdf

Abstrato 

Dasavidha Pareeksha é explicado dentro do contexto de Rogi Pareeksha. Aahara sakthi é um entre os Dasavidha Pareeksha e é o único fator que ajuda na determinação do status do Agni. A determinação do status do Jataragni é muito importante no planejamento futuro do tratamento. O status do Agni pode ser avaliado olhando na qualidade e quantidade de comida ingerida e quão propriamente está sendo digerida no tempo certo. Os Lakshanas de Jeernahara ajuda a avaliar se a quantidade de comida ingerida teve uma digestão correta. Junto de Jeernahara Lakshanas, Mala Pareeksha pode também ser considerado como critério para determinação do status do poder digestivo em uma pessoa.

Introdução

Dasavidha Pareeksha é mencionado em Rogi Pareeksha para avaliar a Bala de um paciente. O termo Bala está indicando tanto Deha e Dosha balas, a  avaliação deles é muito importante no contexto do planejamento do tratamento.

Porque Aaharasakthi é o fator que determina o Agnibala do paciente. De Trividha Pareeksha em outras palavras Darsana, Sparshana e Prashna, Aaharasakthi pode ser avaliado pelo Prashna pareeksha. Agni é o fator que mantém o equilíbrio de todos os Doshas, Dhatus e malas do corpo, o distúrbio do mesmo é a causa de quase todas as doenças. O Agni age na Aahara que é ingerida e a converte em fatores homogêneos responsáveis pela nutrição do corpo. Nenhuma transformação no corpo é possível sem a ação do Agni.

Aahara e sua importância: A Aahara que é ingerida deveria ter certas qualidades para a própria manutenção dos Doshas e Dhatus.  Nosso corpo e nossas doenças se originam da Aahara. É o fator principal de controle com relação ao status do Agni. Aahara E Aushada dravyas podem ser classificados em guru e laghu dependendo dos seus swabhava e samskara. Guru Aahara deve ser consumida apenas em menos quantidade comparado com laghu Aahara porquê ela tem a tendência de diminuir o poder do fogo digestivo. A quantidade de comida, seja guru or laghu tem um papel fundamental na digestão apropriada.

A quantidade de comida deveria ser determinada de acordo com o Agnibala da pessoa. Em Aharavidhi vidhanas e Aahara vidhi visheshayathananis a importância da quantidade de comida está sendo destacada. A quantidade de comida não deve alterar o equilíbrio dos doshas e ter uma digestão correta em tempo apropriado é considerado como Matravat Aahara.

Aahara Sakthi é determinado por dois fatores que são Abhyavahara Sakthi e Jarana Sakthi. Abhyavaharana Sakthi: é a quantidade de comida que a pessoa pode consumir em uma refeição específica, varia de pessoa para pessoa e é determinada por certos fatores como Prakruthi e o tipo de Aahara consumida. 

Prakruthi são as qualidades natas de um indivíduo. Evidentemente uma pessoa com Prakruthi Pitta Deveria consumir mais comida comparado a Vata e Kapha devido às gunas Teekshna e Ushna de Pitta. Para uma pessoa com Prakruthi Kapha é explicado para consumir menos quantidade de comida e bebidas. Então Abhyavahara Sakthi é qualquer quantidade de comida consumida e que passou por Samyak jarana no tempo apropriado. 

O tempo necessário para a quantidade de comida apropriada ser digerida é considerado 4 yama e para aushada é 2 yama. Em clássicos os humanos são instruídos a comer apenas duas vezes que são pela manhã e à noite. Comer entre estes períodos é extremamente proibido, mas hoje em dia comemos de 3 a 4 vezes por dia.

Jarana Sakthi – a capacidade para digestão é o segundo fator que determina a Aahara Sakthi, depende principalmente do Agni da pessoa. De acordo com Anumana pramana Agni Bala de uma pessoa pode ser avaliado pelo poder de digestão que é Jarana Sakthi. Agni, que é puramente um fator objetivo, não pode ser avaliado de fora. Então para avaliar o Agni, temos que considerar quão oportuna e apropriada a digestão da comida ingerida ocorre. 

Jeernahara lakshanas: eles são os sinais e sintomas dos quais a pessoa deveria inferir a oportuna e apropriada digestão da comida. 

Existem referências para Jeernahara lakshana em muitos clássicos. Eles podem ser amplamente classificados em Sareerika e Manasika. Sinais Sareerika (físico) Incluem Udgara sudhi (arroto sem gosto), yadhochita vegotsarga (eliminação dos malas na hora oportuna) e Swasta vrithanuvriti (continuação de ser saudável). Sinais Manasika (mental) incluem Utsaha (felicidade). 

Sintomas que podem ser obtidos por um médico incluem Sareerika (físico) que são arrotos de três estágios do Avastha paka, ausência de Daha no peito e no estômago, leveza de trabalho, apetite, aptidão para o trabalho, resistência etc. Manasika – sintomas mentais incluem Vishudha (sensação de limpeza), Visada (Mente clara), Sukha (prazer), Kanksha (desejo por comida) e Pipasa (sede).

Fatores que afetam o status do Agni (Jarana sakthi) 

O Status do Agni é determinado por certos fatores como Prakruthi, Rtu e Vaya.

Prakruthi e Agni (Jarana Sakthi) – em pessoas com a constituição Vata, devido a influência do Dosha Vata em Agni adhishtana o status do Agni será na maior parte das vezes Vishama. Em pessoas Pitta, devido às gunas Theekshna e Ushna de Pitta o status do Agni será Theekshna e em pessoas Kapha devido à influência do kapha Dosha o status do Agni será Manda. Mas de acordo com o Tara Tama bhava das gunas dos Doshas situado no koshta, o status do Agni pode variar. 

Prakruthi and Rtu: As seis estações são amplamente divididas em Adana e Visarga Kalas. Sisira, Vasantha e Greeshma rtus estão inclusos em Adana kala. Durante Adana kala há predominância de Agneya gunas devido à influência do sol. Então, haverá aumento no Agni bala. Varsha, Sarat e Hemanta rtus ficam em Visarga kala onde acredita-se que à influência da lua é maior. Então haverá aumento em soumya gunas no entanto diminuição do status do Agni. 

Prakruthi e Vaya: em Bala e Vridha avastha o status do Agni é Manda enquanto que em Yauvana, o Agnibala será Pravara ou Theekshna. 

Tipo de Aahara e Status do Agni: Guru Aahara tem um efeito adverso no status do Agni. Guru Aaharasakthi são por natureza supressores do apetite. Laghu Aahara, por natureza, são considerados estimulantes do apetite. 

Mala Pareeksha: Mala pareeksha é uma entre as Astasthana Pareekshas. Um indicador importante da digestão normal está relacionado a natureza da matéria fecal ou Mala eliminado por um indivíduo. Os parâmetros a serem observados durante Malapareeksha são tempo, número e quantidade de movimento, Akriti ou aparência das fezes, Samhatatva ou consistência, cor e Gandha ou cheiro da Purisha (fezes).

Jala Pareeksha da Pureesha: quando um pouco da pureesha é colhida em uma bacia de água limpa e observado se afunda ou boia. Se afundar, podemos inferir que Aahara Pacha satisfatóriamente aconteceu em Adho Amashaya. O fato das fezes afundarem também indica absorção de água adequada no Pakvashaya. Quando as fezes combinadas com dosas afundam na água, tem cheiro ruim e saem em grande quantidade frequentemente é conhecida como Ama (imatura) e é um indicador de Jataragni Mandhya. Então a habilidade funcional ou status tanto da Pakvashaya e Adho Amashaya são inferidas pelo exame da Mala. Então formada adequadamente e expelida em quantidade e no tempo apropriado, Pureesha é lakshana de um Jataragni funcionando corretamente.

Discussão 

Agni que é um conceito único da Ayurveda é o fator que é responsável pela transformação da comida ingerida em Saara e Kitta. Na ciência moderna pode ser correlacionado às enzimas produzidas por várias glândulas digestivas no trato gastrointestinal no caso da conversão da comida em fezes depois de passar pela digestão apropriada. Agni é responsável pela nutrição de todos os componentes do corpo em estado de equilíbrio. Um Agni obstruído pode causar a destruição da existência do corpo. Sendo um parâmetro interno, pode ser avaliado externamente olhando vários sinais e sintomas. Aaharasakthi é o fator mencionado por Acaryas em clássicos para a determinação do status do Agni de examinação da Rogi. Agni exerce um papel Importante em determinar a Sadhyasaadhyatha da roga e nos passos adicionais do planejamento do processo de tratamento. Considerando a qualidade e a quantidade de Abhyavaharana (ingestão) e Jarana (digestão) que são os dois fatores que determinam quão apropriadamente a digestão está sendo feita no intestino, a eficiência do poder digestivo em um indivíduo pode ser avaliado. Como Mala é o único produto final da digestão que nós podemos examinar com os nossos olhos (que é Prathyaksha pramana), também pode ser considerada como critério que ajuda determinar o Agnibala. 

Conclusão 

Aahara Sakthi é uma entre as Dasavidha Pareeksha com o propósito de analisar o Agnibala de um paciente. De Abhyavaharana e Jarana Sakthi, o fator principal determinante do Agnibala é o Jaranasakthi. Aaharasakthi de uma pessoa varia de acordo com vários fatores como Prakruti, Rtu, Vaya, tipo e Matra do Aahara, Vihara etc. A preservação do Agnibala é essencial para manter Swasthya. Formação e expulsão apropriada da Mala também pode ser considerado como critério em avaliar o status do Jaranasakthi. Somente depois de avaliar o Aaharasakthi, um tratamento pode ser planejado em um Rogi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *