CAD 14 – alimentação para agravamento de Vata “transcrição do vídeo”

Desequilíbrios de Vata:

ansiedade,  pouca memória, tontura, esquecimento, Instabilidade, constipação intestinal, frio principalmente nas extremidades , problemas de ouvido, problemas de garganta, pele seca, rigidez articular, insegurança, sono agitado, cansaço repentino, câimbra que fisga, agitação mental.  

Lugares onde o Vata se acumula mais: cabeça, na parte baixa do abdômen (pélvis), coxas, ouvidos, ossos, pele, cabelo, cólon. 

Problemas nesses lugares:

Intestino preso, flatulência,  estufamento abdominal, prioritariamente constipação, dores na bacia, dores na lombar,  queda de cabelo, cabelo frágil e quebradiço, dores em qualquer lugar do corpo, mas principalmente nos sentidos, ciática, sensação de falta de chão, muita dor na parte da garganta, nariz  e o ouvido ( são lugares que o Vata castiga facilmente).  Rinite é uma palavra muito característica para Vata. Perda de massa óssea e, fragilidade estrutural, juntas estalando,  apetite instável, indecisão diante da vida, mudança exagerada de opinião e posições,  falta de clareza, em estado Tamásico,  falta de caráter,  síndrome do pânico, hiperatividade, esquizofrenia, (Alzheimer também, mas tem um componente de Pitta  envolvido), AVC ( qualquer coisa relacionada a obstrução de fluxo, está relacionado a Vata),  Parkinson, distúrbio bipolar.  Perda de tecido,  perda de sentido da vida,  perda de memória, perda de orientação, perda de equilíbrio, perda da carteira, do celular, da agenda

Quando a gente for seguir uma alimentação anti-vata é por conta do desequilíbrio e não por causa da constituição da pessoa.

Alimentação por si só, não é capaz de resolver questões articulares de uma maneira terminativa.
 

Fatores que agravam Vata e quais são os proibidões: 

Atributos que agravam Vata: Seco, frio, movimento instável (vento),  excesso de estímulo, áspero, duro, sutil.

 Nossa alimentação deve compensar estes atributos quando eles estiverem excesso 

Proibidões:
 

  • Sabonete (já tem a pele seca, e ainda fica lavando a pele com sabonete todo dia é destruição da última gordura que ele tinha) 
  • Usar shampoo todo dia  
  • Ficar comendo coisas frias,
  • coisas cruas, congeladas,
  • ficar comendo em ambiente agitado,  
  • Ficar comendo muita coisa seca: granola, Biscoitinhos, pipoca,
  • Comendo muita coisa sem gosto, que não estimula o Agni dele.
  • Água gelada ( qualquer coisa gelada)
  • Ficar no ar-condicionado, trabalhando  em ambientes secos e frios, impessoais ( ele tem que entender o quanto tudo isso faz mal a fisiologia dele) 
  •  Não dar nenhuma importância a alimentação e ao sono ou as excretas
  •   Ficar muito tempo sem comer 
  •  Café
  • cigarro (coisas que esquentam e aceleram muito a pessoa)
  •  Drogas
  • Produto de limpeza  
  • Qualquer bebida destilada 
  • Qualquer excesso agrava Vata, que é suave como uma flor.


  “Vinho não é bom, mas dependendo da cerveja, tudo bem.”

 Corretivos: 

Rotina anti Vata:

  • Acorda próximo do nascer do sol – de preferência se ele dormiu,  
  • toma um pouco de água morna com limão,
  • raspa a língua,
  •  faz oleação com óleo morno de gergelim,
  • toma um banho morno,
  • Pode-se fazer pranayama de Naoli, mas o ideal é que se tenha uma quantidade de óleo suficiente que é para o intestino do Vata funcionar todos os dias.
  •  Depois é preciso se aquecer, mexendo o corpo e as articulações – fazer algumas saudações do sol suave ou qualquer tipo de exercício para aquecer as articulações, prestando atenção na respiração e no movimento.
  • Na sequência alimenta-se com uma torrada e um chá –  porque o vata se alimenta como um passarinho,  ele tem que ter sempre algo que estimula o Agni dele como orégano, o  manjericão, ervas de pizza. O Vata não come nada sem ervas. Dependendo da época do ano pode ser inhame também.


Suco verde não é bom para o Vata, porque o verde é amargo e adstringente e estes são sabores que agravam o mesmo.  Ele poderia tomar um suco verde por volta das 10h00 da manhã se estiver com calor.
 

Existe uma regra na vida do Vata,  não só na dele mas principalmente dele, não está com calor:nada cru. 

 Mingau de aveia é mais para Pitta, por volta das 10h00 da manhã pode até ser se a pessoa for um Pitta/Vata.

As 10h00 da manhã faz uma refeição que tenha tahine, ele sempre tem comer muito gergelim.  Gergelim é a solução da vida do Vata, ele tem que casar com o gergelim e com o cominho.

 É muito bom que o Vata  faça algum grau de atividade física suave: caminhada, Tai chi Nada agitado demais, ele tem que aprender a  acumular  energia  porque os cotovelos dele não ficam parados. Antes do almoço fazer Nadi Shodhana e Shavasana. Na hora  do almoço fazer uma refeição que tenha alguma coisa que seja untuosa, que tenha Ghee,  Óleo de gergelim.

Em termos proporcionais: comer muito mais carboidratos do que proteínas e sempre colocar picantes suaves  ( ervas colocadas na pizza) nos carboidratos para garantir a digestibilidade. Vata tem que comer tudo quentinho do começo ao fim. Ele é único que tem autorização para ficar sorvendo algo quentinho como chá de hortelã, canela, gengibre.
Tarde:
 Entre 4h e 5h  da tarde ele deve comer coisas que sejam untuosas, é hora de comer laticínios, tomar chai,  comer um queijo quente com ervas.  Qualquer coisa que ele coma, seja doce ou salgado, tem que ter as ervas estimulantes do Agni. 

Castanhas e eventualmente ovo (medicado com cúrcuma) podem ser comidos neste horário também.  Sempre que for comer os feijões tem que ser com aquela receita do feijão sem pum (com cúrcuma, cominho). Entre 6h e 07h  da noite começar a tomar chá e dependendo da época do ano sopa. O Vata  jamais deveria jantar salada de folhas a noite, mesmo que esteja quente, a não ser que ele queira ficar estufado.  Qualquer horário que ele for comer  folhas, elas tem que estar murchas na frigideira e sempre com massala.
 Os tratamentos, por excelência, numa rotina de Vata é a oleação, na pele,  no nariz (com Anu Taila),  ouvido ( com óleo morno de gergelim ) e Bastis (com óleo de gergelim morno, com uma pitadinha de sal – este  é o supremo método de tratamento para Vata,  que deveria ser feito de uma a duas vezes por semana ). Enquanto o intestino grosso dele estiver seco dificilmente ele vai ficar saudável. O intestino grosso e o pulmão absorvem prana e  se o intestino dele não funciona ele fica sempre cansado 

2 comentários em “CAD 14 – alimentação para agravamento de Vata “transcrição do vídeo””

  1. Tiaggo…..Olha vc aqui também!
    Obrigada!
    Preciso entender a arteriosclerose d gente com ca lrsterol baixo e estou desconfiada q eh uma esclerose de calcificação, como as pedras nos rins, um agravamento de vata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *